segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sistema Geocêntrico de Galileu


O movimento diário aparente da esfera celeste levou a humanidade à mais lógica das conclusões : a Terra estava no centro do Mundo, e todos os astros giravam em torno dela. A essa estrututa, com a Terra no centro, dá-se o nome de Sistema Geocêntrico. Sabemos hoje, que esse sistema não é verdadeiro.
Na falta de conhecimentos científicos melhores, essa era a teoria mais aceita na antiguidade. Ela se baseava não só em dados observacionais disponíveis, mas também em dogmas religiosos que supunham o homem como sendo o rei das criaturas existentes e, poe isso, deveria ocupar o centro do Mundo. O modelo do Mundo Geocêntrico supunha a Terra fixa e tudo o mais girando em redor dela: a Lua, o Sol, os 5 planetas e as estrelas.
A ordem de colocação desses astros foi estabelecida supondo-se que quanto mais tempo o astro levava para dar uma volta em torno da Terra, mais distante ele deveria estar do centro. Com os conhecimentos da época, essa ordem era: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e, finalmente, a esfera das estrelas “fixas”. Os planetas Urano, Netuno e Plutão não tinham ainda sido descobertos por não serem visíveis a olho nu.

Por: Roque Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário